Certificação

ASSOCIAÇÃO CORNELIA VLIEG É CERTIFICADA PELO INSTITUTO PHOMENTA

Posted On dezembro 6, 2017 at 2:17 pm by / No Comments

Após um rigoroso processo de análise in loco e documental, Associação Cornélia Vlieg recebeu a certificação que confere um título de qualidade acerca da transparência e boas práticas na utilização de recursos financeiros.

No último dia 28 de Novembro, comemorando o Dia de Doar, o Instituto Phomenta, organização sem fins lucrativos que visa potencializar a filantropia por meio da profissionalização da doação, gestão de recursos e certificação de projetos sociais, concedeu a dezoito organizações do terceiro setor de Campinas, o Certificado de Transparência e Boas Práticas Sociais.

A Associação Cornélia Vlieg está entre as organizações que receberam o certificado nesta primeira edição, confirmando a boa gestão e utilização dos recursos. Tal certificação é extremamente relevante, pois reflete os Princípios de Transparência e Boas Práticas das Organizações da Sociedade Civil (OSC), que são recomendações da Phomenta apoiadas em indicadores derivados dos critérios internacionais do ICFO (International Commitee on Fundraising Organizations), adaptados à realidade brasileira (www.icfo.org). Para Cleusa Cayres, gerente do Núcleo de Oficinas e Trabalho do Cândido Ferreira e tesoureira da Associação Cornélia, tal certificação possibilita visibilidade a investidores: “Nossas oficinas promovem a inclusão por meio do trabalho artesanal e sempre há necessidades específicas para aprimoramento da produção. Investimentos em estruturas e em capacitação são fundamentais para a continuidade do nosso projeto e essa certificação possibilitará o contato com investidores que até então não tínhamos acesso”, diz.
O processo de certificação começou em fevereiro de 2017, com 64 organizações convidadas e envolveu 11 etapas até a cerimônia de certificação. Das 64 organizações, 32 enviaram os documentos para a auditoria e 18 entidades foram aprovadas na certificação.
Para Fábio Carvalho, presidente da Associação Cornélia, o processo de certificação refletiu a forma transparente como a gestão da instituição é realizada: “Este ano passamos por dois processo, um da Central Geral do Dízimo da Pró Vida e outro do Instituto Phomenta e em ambos fomos aprovados como Instituição que promove o bom uso dos recursos. Tudo isso contribui para demonstrar a seriedade da instituição, principalmente em tempos de escândalos associados a propinas e desvios de verbas públicas”.
A partir dessas certificações, a Associação Cornélia Vlieg, por meio de sua diretoria, trabalhará de forma ativa na busca por financiamentos e por voluntários que possam se unir em torno da causa da saúde mental de Campinas, visando proporcionar melhor qualidade de vida aos 1080 oficineiros e apoiados atualmente.

               CARLOS BARBOSA, CLEUSA CAYRES E FÁBIO CARVALHO, diretores da Associação Cornélia Vlieg                             recebem certificação do Instituto Phomenta

Para saber mais, acesse: www.phomenta.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *