Ladrilho Hidráulico

Fabricação Artesanal de pisos decorados com alta qualidade, resistência, durabilidade e diversidade de modelos com ótimo preço de mercado.  Entre em contato conosco e faça seu orçamento: (19) 37588621

A Oficina de Ladrilho Hidráulico teve seu inicio a partir de 2004 quando recebemos a doação de um equipamento composto de uma prensa, algumas formas e moldes de vários modelos para fabricação do ladrilho hidráulico.

Decidimos então nos dedicar ao resgate dessa técnica, preservada atualmente por poucas empresas que continuam ativas.

Iniciamos então a busca por pessoas que pudessem ensinar aos oficineiros a técnica de confecção do piso. Após diversas tentativas finalmente em outubro de 2006 conseguimos iniciar a produção dos ladrilhos, quando encontramos um profissional do ramo que voluntariamente capacitou os oficineiros. Assim, o primeiro modelo de piso que o grupo se especializou na produção, foram os ladrilhos para calçadas. São pisos muito resistentes, de tamanho 20×20 cm, na cor cinza ou preto, para utilização em passeios e calçadas.

Atualmente uma equipe de 18 pessoas domina a técnica de produção dos ladrilhos que podem ser lisos, para calçadas e ou com estampas coloridas, que são tão delicados e belos quanto resistentes.

Nosso desafio atual é colocar a produção no mercado e ampliar a comercialização.

Os ladrilhos da oficina podem ser encomendados na loja Armazém das Oficinas, ou na própria oficina.

A História do Ladrilho Hidráulico

Presença constante na decoração de mansões da nobreza européia no século XIX, o ladrilho hidráulico foi moda por aqui na época da imigração italiana nos anos 1920. Hoje, ele está de volta vivendo seu esplendor na decoração de vários ambientes. Resgatado por arquitetos e decoradores, acompanha a tendência retrô que valoriza elementos do passado. Esse piso artesanal também brinca com o tempo ao atravessá-lo: são considerados produtos centenários de grande resistência à abrasão, intempéries, com alta durabilidade e de simples manutenção. A grande diferença do ladrilho para outros revestimentos é que ele tem uma camada de desenho. Não é pintura, impressão, mas um desenho por volta de 5 mm. Então, depois de uns 20 anos, se o piso estiver um pouco encardido ou desbotado, é só dar uma lixadinha e ele volta a brilhar.

Quase um século depois, sua produção artesanal continua a mesma. Sendo também, de certa forma, uma opção mais ecológica. Por dispor de uma infinidade de fôrmas, é possível combinar diversas cores e formas entre si, além de desenvolver peças exclusivas sob encomenda. O que fascina nos ladrilhos hidráulicos é a infinita possibilidade de combinações de cores e formas. Podem receber os mais diferentes motivos, como florais, formas geométricas, patchwork, mosaicos, entre outros, sempre formando os mais diversos tipos de paginações para atender a procura cada vez maior por produtos inovadores, autênticos e duráveis.

Ligar
Como Chegar