Vitral Artesanal

A Oficina de Vitrais foi criada em julho de 1997. A demanda partiu dos oficineiros que na ocasião participavam da oficina de fios e pintura (confeccionavam peças diversas com bordados, ponto cruz, croché, abrolhos). Obtinham rendimento muito abaixo com a venda desses produtos e buscavam atividades que pudessem ser mais rentáveis.

Histórico

Naquele momento havia também uma necessidade de fabricar produtos inovadores para o mercado, que fossem aceitos pelos consumidores e que tivessem no alcance dos envolvidos fabricar. O problema foi compartilhado e a situação foi resolvida através do encontro onde o superintendente da instituição Willians Valentini, convidou o professor de artes industriais Paulo Reis para uma visita nas Oficinas de Trabalho do projeto.

Pouco tempo depois Paulo Reis estava trabalhando na oficina, ensinando aos oficineiros técnicas para manusear vidro e fabricar peças deste material. Foi então que a Oficina de Vitrais consolidou sua existência exatamente no dia primeiro de julho de 1997, sendo inaugurada solenemente com uma festa realizada no final do mês de agosto, do mesmo ano, quando algumas peças já estavam fabricadas para a venda.

Foi necessária muita paciência para aprender a trabalhar com a massa, com a montagem e aperfeiçoamento da técnica.

A oficina foi crescendo, o produto agradando aos consumidores, as vendas foram aumentando e a bolsa oficina dos usuários passou a ser um aspecto motivador.

Atualmente participam da OFICINA DE VITRAL ARTESANAL 23 oficineiros que se dividem nas atividades de produção de velas, abajures, lustres de diversos tamanhos e modelos e, ainda cuidam da limpeza, organização e manutenção do espaço da oficina.

Ligar
Como Chegar