Vitral Plano

Um grupo de dezoito pessoas participam da Oficina de Vitral Plano, desenvolvem peças de decoração diversas e também atendem a pedidos especiais de projetos de vitrais artísticos para portas, janelas, biombos, igrejas, entre outros.

A Oficina de Vitral Plano foi implantada para atender a demanda reprimida ou em lista de espera na rede e para atender a demanda do mercado, confeccionando vitral para portas, janelas, claraboias. As atividades iniciaram-se, em 2002, dentro da Oficina de Vitral Artesanal já existente no espaço de Sousas (que fabricava abajures, luminárias, suporte para velas etc.). Um mês depois, foi para o seu próprio local, no centro da cidade.

Iniciar uma oficina cheia de expectativas, metas, desejos, planos, porém com pouco conhecimento da atividade, fez com que o pequeno grupo aumentasse sua dedicação para dominar a técnica o mais rápido possível, para assim começar a confecção dos vitrais.

Constatamos, assim, que a Oficina de Trabalho auxilia a organizar e reorganizar a vida dos oficineiros, tornando-os novamente ativos e produtivos no meio social em que vivem.

Esta mudança não ocorre somente na vida dos oficineiros, mas também na nossa, profissionais coordenadores de uma oficina. Esse jeito de tratar, a aproximação do dia[C1] , o convívio: esse modelo dentro de uma oficina de trabalho é algo único.

Como dizia Dona Célia (oficineira da Oficina de Vitral Plano – in memorian):

“Nossas vidas eram como esses pedaços de vidro, sem forma, com bastante vidro branco e pouco colorido”. Quando comecei a trabalhar na oficina esses vidros começaram a ser moldados, tira aqui, tira ali e formas começaram aparecer e depois coladas e finalmente o acabamento final”.

“Então uma linda peça surgia, uma nova pessoa aparecia.”

Ligar
Como Chegar