Associação Cornélia

A Associação Cornélia Maria Elizabeth V. Hylckama Vlieg é uma organização sem fins lucrativos, atua desde sua fundação em 1993 na reabilitação psicossocial de pessoas que sofrem de transtornos mentais. Reconhecida como de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal, a instituição possui também o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS). A Associação oferece as oficinas de trabalho como espaços alternativos e estratégicos que contribuem na inclusão social, pois, criam condições para que estas pessoas possam participar de forma efetiva em atividades produtivas. Busca unir trabalho, saúde, convívio social e cultural.

 A Associação tem a finalidade de realizar ações assistenciais de atendimento, de forma gratuita, continuada e planejada, sem qualquer discriminação, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social e Política Nacional da Assistência Social, através da prestação de serviços, execução de programas ou projetos de proteção social básica e especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.

A Associação tem por objetivo social promover de forma continuada, gratuita, permanente e planejada a integração social, profissional, econômica, política e cultural de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social e as que sofrem de transtornos mentais, por meio da (o):

I – Estimulo de ações práticas alternativas de trabalho e geração de renda, criando condições para que os usuários exerçam sua cidadania.
II – Promoção de ações de capacitação e de formação profissional instruindo e preparando os usuários para o trabalho.
III – Experimentação, não lucrativa, de novos modelos socio produtivos e de sistemas alternativos de produção e comércio;
IV – Promoção da comercialização dos produtos artesanais e serviços provenientes dos programas da Associação, em loja própria, stands em feiras, sites e outros meios.
V – Contribuição para a formação e capacitação de profissionais e gestores de políticas sociais publicas, através de cursos, debates, simpósios e conferências.
VI – Apoio a promoção da geração de trabalho e renda comunitária, através do ensino de práticas produtivas cooperativistas e associativistas de valor cultural e/ou econômico;
VII – Efetuar parcerias ou convênios com órgãos ou entidades, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras no intuito de desenvolvimento de projetos culturais e sociais.
VIII – Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;
IX – Promoção da assistência social às minorias e excluídos, através do desenvolvimento econômico e combate à pobreza;
X – Garantir a existência de processos participativos dos usuários na busca do cumprimento da missão da associação, bem como da efetividade na execução de seus serviços.

Estatuto Associação Cornelia 2015

 

Ligar
Como Chegar