Menu
Home » OFICINA GRÁFICA LANÇA COLEÇÃO QUE REÚNE ARTE E IMPACTO SOCIAL
OFICINA GRÁFICA LANÇA COLEÇÃO QUE REÚNE ARTE E IMPACTO SOCIAL
Artistas que frequentam os diversos serviços do Cândido Ferreira assinam obras exclusivas
O mês de janeiro foi marcado por um lançamento que entrou para a história do Armazém das Oficinas: a coleção Ser FORA DA CURVA, da oficina gráfica. Reunindo arte e impacto social, a coleção é composta por cadernos, agendas e blocos com capas criadas de forma exclusiva por artistas que frequentam os serviços do Cândido Ferreira, referência no tratamento em saúde mental, situado em Campinas. A coleção tem criações artísticas, composta por obras de 4 frequentadores da rede de saúde mental de Campinas que são artistas plásticos e também promove impacto social, pois é totalmente produzida pelos artesãos da Oficina Gráfica, reunindo em um mesmo projeto duas nobres atividades
De acordo com Juliana Tavares Guzon, coordenadora da Oficina Gráfica, a linha nasceu de um desejo de apresentar as diversas formas do tratamento de saúde mental, para além do tratamento: “A ideia é apresentar o tratamento em saúde mental a partir de outras perspectivas, sendo nosso desejo mostrar que as pessoas que estão em tratamento trazem arte, criatividade e singularidade consigo.”
Outro objetivo do projeto é buscar a aproximação entre os diversos serviços da Rede de Apoio Psicossocial, formada em grande parte pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira no município de Campinas: “O projeto possibilitou tanto a aproximação junto aos CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) e Centros de Convivência, incentivando a participação dos usuários, quanto a apresentação do trabalho desenvolvido pela oficina gráfica, que acolhe 18 artesãos que também são usuários da rede de saúde mental da cidade.
O processo aconteceu de forma muito acelerada entre a concepção e execução, em um período não superior a 90 dias. O convite, realizado inicialmente para os gestores dos serviços, foi muito bem aceito, pelo ineditismo da proposta e as respostas foram muito positivas, com o envio de um significativo número de criações originais. O resultado desse convite inicial resultou em uma coleção caracterizada pela diversidade de estilos, marcado pelos traços singulares de quatro artistas: Gildete Pereira, João Paulo Gomes, Jay Jay e Zenildo de Souza.
No dia 18 de janeiro, um café da manhã na loja do Armazém das Oficinas oficializou o lançamento da coleção com a participação dos artistas e dos artesãos em uma animada confraternização com a entrega de exemplares dos produtos finalizados aos artistas. Nessa ocasião, os artesãos puderam apresentar todo o processo de produção dos produtos da linha e também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a importância da arte na vida dos artistas.
Para Zenildo de Souza, frequentador do CECO (Centro de Convivência) Toninha, arte é um importante vetor de evolução:
“Arte para mim, é um meio de criatividade, de solução para você melhorar suas ideias, que dá uma estabilidade, para que você possa voltar as atividades, se recuperando aos poucos e quem sabe futuramente, avançar um pouco mais.”
Para João Joaquim do Nascimento Assolin, o Jay Jay, frequentador do CAPS Carretel, a arte representa vida:
“Eu faço e penso em arte como uma forma de continuar seguindo mesmo tendo muitos obstáculos pela frente. O desenho criado foi pensado em sair fora do padrão das coisas que o mundo coloca na gente, então a arte não segue leis ou o que a sociedade coloca. A arte é tudo. Tudo o que você imaginar, você pode desenhar e nada nos impede ou coloca limites. Arte é isso para mim”, finaliza.
Os produtos da coleção Ser FORA DA CURVA podem ser adquiridos na loja física do Armazém das Oficinas, na rua Helena Fabrini, s/n. Sousas, ou também pelo e-commerce
Toda a renda obtida com a comercialização dos produtos é revertida em bolsa-oficina que é a forma de remuneração dos artesãos do Armazém das Oficinas.
Os artistas cederam o uso de obra para o Armazém das Oficinas
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest