Ambição

Pessoas com transtornos mentais empoderadas com auto estima aumentada, capacitadas para participação na produção de vídeos e fotos sobre suas atividades nas oficinas de trabalho e geração de renda. Material divulgado e impulsionado nas mídias sociais, ampliando a voz, a visibilidade e por consequência aumentando a renda dessa população.

Contexto e Público

A Organização Mundial da Saúde estima que 3% da população mundial sofra de transtornos mentais graves. Mesmo sendo a 13ª economia do país e sinônimo de desenvolvimento, Campinas também apresenta sérios problemas sociais, entre eles, uma população estimada de 30 mil pessoas que sofrem com transtornos mentais graves (como esquizofrenia e transtorno bipolar), bem como moradores de ruas e pessoas em situação de vulnerabilidade. Grande parte desse público está fora do mercado formal de trabalho e do convívio social, sofrendo preconceito e discriminações.

O Mídia Transforma a partir da percepção de que o indivíduo, ao receber maior visibilidade e valorização do seu trabalho, é estimulado a se envolver nas atividades coletivas, assim, pretende promover um empoderamento efetivo a essas pessoas.

Ele  contribuirá  na necessidade de pertencer dessas pessoas, e só quando o indivíduo se dá conta do pertencimento e assume a participação na comunidade, é que valoriza a existência dele e luta por melhorias individuais e coletivas. A partir do momento em que o sujeito é retratado, passa a fazer parte, é pertencente à comunidade, e aquele que não se encontra retratado também se reconhece como pertencente na medida em que questiona a sua não-exposição e defende a identidade da qual foi excluído. Além do aspecto de resgate de identidade e auto estima esse material será utilizado como material de divulgação, nas ações de comunicação e marketing do trabalho desenvolvido pela entidade, agregando valor aos trabalhos desenvolvidos nas oficinas.

Entregas

  • 150 mil visualizações no Facebook e Instagram impulsionadas no período de 1 ano de campanha (aproximadamente 10% da população de Campinas).

  • 300 artesãos com remuneração mensal próxima de um salário mínimo em até 12 meses.

  • 24 vídeos produzidos retratando o trabalho dos artesãos e os produtos e serviços publicados nas mídias sociais e em sites, até novembro de 2019 (lançar 2 filmes por mês).

  • 12 álbuns produzidos com 50 fotografias impressas cada, retratando o trabalho dos artesãos e os produtos, até novembro de 2019.

  • 12 álbuns produzidos com 50 fotografias digitais cada, retratando o trabalho dos artesãos e os produtos, e publicados nas mídias sociais e site mensalmente até novembro de 2019.

Proponente

A Associação Cornelia Vlieg atua desde 1993 em parceira com
o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, promovendo a
inclusão social pelo trabalho de portadores de transtornos
mentais e transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e
outras drogas, em 13 oficinas de trabalho, atendendo 300
cidadãos da cidade de Campinas. Formada por usuários,
familiares e trabalhadores de serviços de saúde mental, a
Associação possui um modelo de atuação que é referência na
reabilitação psicossocial, oferecendo espaços alternativos de
trabalho, saúde, convívio social e cultural.

Mídia

Transforma

Associação Cornélia

Solução

Constatamos após elaborar alguns materiais de divulgação como fotos e vídeos incluindo os beneficiários do serviço que a ação além de obter bons resultados nas mídias sociais, teve impacto nas relações familiares deles, que relataram desde reuniões da família para assistir ao vídeo em casa, até contatos de antigas relações de amizade e convivência que aproximaram-se devido a essas ações. Esperamos que com a intensificação dessas ações para divulgação do serviço, dos produtos contribua para diminuir as carências afetivas, artísticas e de identidade dessa população, que ao se reconhecer e ser reconhecido pela fotografia/ vídeo traz à tona sua a identidade perante a sua comunidade.

Buscamos a autonomia e inclusão social pelo trabalho dos beneficiários do serviço e esse projeto vai contribuir na necessidade de pertencer dessas pessoas, e só quando uma pessoa se dá conta do pertencimento e assume a participação na comunidade, é que valoriza a existência dela e luta por melhorias individuais e coletivas. A partir do momento em que o sujeito é retratado, passa a fazer parte, é pertencente à comunidade, e aquele que não se encontra retratado também se reconhece como pertencente na medida em que questiona a sua não-exposição e defende a identidade da qual foi excluído. Além do aspecto de resgate de identidade e auto estima esse material será utilizado como material de divulgação, nas ações de comunicação e marketing do trabalho desenvolvido pela entidade, agregando valor aos trabalhos desenvolvidos nas oficinas.

AQUISIÇÃO DOS
EQUIPAMENTOS
AUDIOVISUAIS

Possibilitará a capacitação dos artesãos para a produção dos materiais como vídeos e fotos.

PREPARA EM CONJUNTO
COM OS ARTESÃOS
O CONTEÚDO E A
PARTICIPAÇÃO DE CADA
UM NO VÍDEO(ROTEIRO)
E NAS FOTOGRAFIAS
(MONTAGEM DE CONCEITO)

Possibilitará acesso a conhecimento teórico, prática e capacitação na utilização de recursos áudio visuais, como vídeos e  fotos, dar voz, visibilidade e resgatar a identidade dos participantes do Núcleo de Oficinas e Trabalho – NOT.

PUBLICAÇÃO E
IMPULSIONAMENTO DOS
VÍDEOS NAS REDES
SOCIAIS E SITE

Ganho qualitativo, aumento da voz, visibilidade e empoderamento dos artesãos , notoriedade do público em relação à causa e aos produtos.

RAZÕES PARA APOIAR

  1. Contribuir para potencializar a geração de renda aos participantes das oficinas
  2. Contribuir para o empoderamento dos participantes por meio da construção coletiva do projeto, dar voz, visibilidade e resgatar a identidade dos participantes do Núcleo de Oficinas e Trabalho – NOT.
  3. Apoiar a capacitação técnica no uso de equipamentos de mídia digitais. (foto, vídeo, edição e divulgação)
  4. Estimular a participação dos usuários e dar visibilidade ao trabalho artesanal desenvolvido por eles, assim como dar o lugar de pertencimento na comunidade e nas redes de relações pessoais e familiares de cada um.
  5. Apoiar a intensificação de ações para divulgação do serviço, dos produtos o que contribuirá para diminuir as carências afetivas, artísticas e de identidade dessa população, que ao se reconhecer e ser reconhecido pela fotografia/ vídeo traz à tona sua a identidade perante a sua comunidade.

Mídia

Transforma

Associação Cornélia

A Associação Cornélia promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Contrapartida

1. A associação de imagem da empresa patrocinadora com um projeto social consolidado, que atua há vinte e cinco anos na inclusão social por meio do trabalho.

2. Investimento por parte da diretoria da instituição em tempo de pesquisas e formatação do projeto, aprimoramento de produtos e formatação de modelo comercial.

3. O projeto social já conta com a estrutura das oficinas montados, bem como um amplo espaço externo bem arborizado, cercado pelo clima rural.

4. Divulgação em nossa loja, restaurante, site, redes sociais e eventos internos da parceira com a empresa patrocinadora.
6. Instituição está aberta a promover oficinas e eventos de voluntariado em parceria com a empresa patrocinadora para que seus colaboradores e o público conheçam nossas atividades e possam dinamizar ainda mais esta relação.

Mídia

Transforma

Associação Cornélia

Investimentos

ITEM Val.Unit. QTD. Val.Tot.
Câmera Sony Alpha A6500 A-mount De 24mp com Sensor Aps-c (corpo)
R$ 7.280,00
01
R$ 7.280,00
Microfone de Lapela Duplo Sem Fio Boya By-wm8-
R$ 1.500,00
01
R$ 1.500,00
Ilha de edição para Vídeo e Fotos: Processador Intel Core i7 8700k - 1080gtx - SSD P600 2GB - HDD 1tb (Armazenamento).
R$ 12.000,00
01
R$ 12.000,00
Acessórios: Lentes; baterias recarregáveis; carregador de bateria; cartão de meória; mochila.
R$ 6.500,00
01
R$ 6.500,00
Impulsionamento redes sociais
R$ 60,00
12
R$ 720,00
Horas de cursos de capacitação em fotos e vídeos
R$ 120,00
30
R$ 3.600,00
Horas de edição de vídeo
R$ 150,00
24
R$ 3.600,00

TOTAL

R$ 35.200,00

Mídia

Transforma

Associação Cornélia

MAIS FORMAS DE APOIAR

  • Voluntários com conhecimento em mídias digitais que possam oferecer cursos, palestra ou workshops, para capacitação dos beneficiários do projeto.
  • Voluntários que ajudem na organização de eventos, para a arrecadação de fundos para o projeto.
  • Toda e qualquer doação de equipamentos e materiais, novos ou usados em bom estado que possam ser utilizados nas oficinas.
  • Oferecer espaço para exposições e vendas de produtos das oficinas na empresa.
  • Parceria na aquisição brindes corporativos confeccionados nas oficinas do projeto. Link para Loja.
  • Parceria na aquisição de produtos e serviços (buffet, jardinagem, produtos orgânicos, refeições). Buffet | Orgânicos | Restaurante

CONTATO