ARMAZÉM DAS OFICINAS LANÇA NOVA COLEÇÃO DE PRODUTOS COM CRIAÇÃO COLETIVA

Marca das oficinas de trabalho e geração de renda do Cândido Ferreira lança duas coleções ao ano para incremento de remuneração dos atendidos.

artesaos campinas

O Armazém das Oficinas, marca comercial e registrada dos produtos e serviços das oficinas de trabalho e geração de renda administrado pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em parceria com a Associação Cornelia Vlieg lança nesta quarta- feira, 5 de abril, sua nova coleção de produtos de decoração.

Das 12 oficinas que acolhem 280 pessoas, 8 oficinas são dedicadas a atividades artesanais que possuem significativa linha de produtos de decoração, além de papelaria e utilidades do lar.

Há 30 anos, o trabalho nas oficinas proporciona inclusão social e geração de renda a pessoas que têm algum tipo de sofrimento psíquico e têm dificuldades em encontrar vagas no mercado de trabalho. A atividade manual para essas pessoas torna-se parte do tratamento terapêutico.

Ao longo dos anos, o desenvolvimento criativo dos produtos deu-se de forma empírica, até a busca de consultorias (ora voluntárias, ora remuneradas) que entendessem o perfil do trabalho dentro das oficinas, suas dinâmicas e rotinas. Tanto limitações, quanto habilidades, foram observadas para a criação de um modelo criativo que respeitasse a identidade coletiva de cada oficina.

Ao final de 2022, a ferramenta de design thinking foi adotada como parte do processo criativo promovendo um importante ganho na definição da coleção, pois apontou a sustentabilidade como foco de diferenciação, uma vez que já existem vários produtos confeccionados utilizando técnicas e matérias-primas que estão alinhadas a esse desenvolvimento.

Segundo Carlos Barbosa, responsável pelo marketing do Armazém das Oficinas, a ferramenta de design thinking contribuiu para a construção coletiva dentro das oficinas de trabalho que já têm em seus processos criativos a preocupação em fortalecer produções sustentáveis: 

 “Temos ótimos exemplos de produções sustentáveis, como a linha de bolsas jeans confeccionadas a partir da doação de calças dos próprios clientes e também da linha de flores decorativas produzidas a partir da massas celulósicas estéreis oriundas de bitucas de cigarro. Nossos clientes nos enxergam como uma iniciativa socioambiental  responsável e isso precisa ser fortalecido no processo criativo dos produtos. As respostas foram muito positivas, pois incluíram a reciclagem de garrafas de vidro entre outras matérias-primas. Os grupos de artesãos responderam de forma muito propositiva ao desafio de associar design com sustentabilidade”, afirma.

Esse formato de lançamento está previsto para ocorrer em duas ocasiões ao ano, uma a cada semestre. Os produtos do Armazém das Oficinas são comercializados na loja própria situada em Sousas, dentro da sede do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, pelo site loja.armazemoficinas.com.br e por meio de venda a lojistas parceiros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *