Home » LADRILHO HIDRAULICO EXCLUSIVO ASSINADO POR ARQUITETO
Armazém das Oficinas lança linha de ladrilhos hidráulicos em parceria com arquiteto Erlon Tessari
Doado à ONG por Tessari, o design tem proposta interativa e promete visual exclusivo e inovador
Neste ano, o Armazém das Oficinas, em Campinas, lançará uma nova linha de ladrilhos hidráulicos. Confeccionados a partir de design doado pelo arquiteto Erlon Tessari, os novos modelos possuem proposta interativa que possibilita e incentiva a criação e a personalização do ambiente. A confecção de ladrilhos hidráulicos é uma técnica tradicional portuguesa pouco desenvolvida no Brasil. A oficina do Armazém, entretanto, é uma das poucas produtoras do estilo atualmente.
Composta por três modelos, a nova coleção tem a linha como principal elemento do desenho. “A linha é muito importante no meu trabalho. Ela liga um ponto a outro; a linha desenha, e ela pode nos trazer movimento. Uma linha se conecta à outra formando um desenho e esse desenho não tem uma forma exata. Cada pessoa que for instalar, vai sair um desenho diferente. A composição dessa linha vai ser única, nunca uma parede vai ser igual à outra. Eu acho interessante que cada um possa fazer seu desenho a partir do meu. Possa se apropriar daquilo que outra pessoa criou. Eu gosto disso”, conta Tessari.
A relação de Tessari com o Armazém se iniciou em 2018, quando o arquiteto participou da Mostra Mais Sustentável e pôde conhecer mais de perto o trabalho da instituição. “Pude conhecer tanto o trabalho quanto as inúmeras oficinas. Fiquei com essa vontade de desenvolver algum trabalho dentro do Armazém”.
Fernanda Galves, coordenadora da oficina hidráulica, conta que o trabalho entre Erlon Tessari e os artesãos durante o projeto, foi uma verdadeira parceria: “foi realizada dentro do próprio espaço de trabalho. O arquiteto esteve presente, vendo a execução do produto. É a primeira vez que produzimos algo tão específico. Essa troca acaba sendo muito importante inclusive para a valorização dos artesãos, que são os que colocam a mão na massa, literalmente”.
A coordenadora, ainda, destaca os principais impactos que a parceria produz: “Além de ajudar na questão da visibilidade, representa o quanto nosso produto, artesanal e sustentável, está hoje sendo valorizado tanto pelo mercado, quanto pelos técnicos da arquitetura. Colocar o nosso produto hoje neste patamar, aliado ao nome do artista que desenhou a peça, engrandece ainda mais nosso produto final e reflete toda evolução da reabilitação psicossocial exercida e praticada no dia a dia, auxiliando diretamente na renda dos ladrilheiros”.
A união entre a instituição e o arquiteto traz impactos positivos para ambos. De acordo com Tessari, o novo projeto representa um diferencial para o seu trabalho: “Pensar maneiras realmente sustentáveis de somar e fazer minha parte, potencializar esse trabalho social do Cândido, que tem uma história que é tão importante para a cidade, não é só desenvolver um desenho, e sim entender todo o trabalho do Armazém das Oficinas, conhecer cada potencial e saber como podemos aumentar e melhorar isso. Eu vejo bons frutos para esse trabalho, este está sendo o primeiro desenho de vários que podemos desenvolver em parceria; acredito muito nessa parceria e fico muito feliz em colocar o meu conhecimento para aumentar essa produção e gerar mais renda para a instituição”, encerra.
Para conferir a nova linha de ladrilhos hidráulicos da oficina, basta acessar o site oficial da loja do Armazém das Oficinas.
Materia redigida por Mariana de Castro, voluntária e estudante de Jornalismo da Puc Campinas