Armazém das Oficinas lança linha de ladrilhos hidráulicos em parceria com arquiteto Erlon Tessari

Doado à ONG por Tessari, o design tem proposta interativa e promete visual exclusivo e inovador

LADRILHO HIDRAULICO EM CAMPINAS
Erlon Tessari - Arquiteto
ladrilho hidraulico campinas

Neste ano, o Armazém das Oficinas, em Campinas, lançará uma nova linha de ladrilhos hidráulicos. Confeccionados a partir de design doado pelo arquiteto Erlon Tessari, os novos modelos possuem proposta interativa que possibilita e incentiva a criação e a personalização do ambiente. A confecção de ladrilhos hidráulicos é uma técnica tradicional portuguesa pouco desenvolvida no Brasil. A oficina do Armazém, entretanto, é uma das poucas produtoras do estilo atualmente.

Composta por três modelos, a nova coleção tem a linha como principal elemento do desenho. “A linha é muito importante no meu trabalho. Ela liga um ponto a outro; a linha desenha, e ela pode nos trazer movimento. Uma linha se conecta à outra formando um desenho e esse desenho não tem uma forma exata. Cada pessoa que for instalar, vai sair um desenho diferente. A composição dessa linha vai ser única, nunca uma parede vai ser igual à outra. Eu acho interessante que cada um possa fazer seu desenho a partir do meu. Possa se apropriar daquilo que outra pessoa criou. Eu gosto disso”, conta Tessari.

A relação de Tessari com o Armazém se iniciou em 2018, quando o arquiteto participou da Mostra Mais Sustentável e pôde conhecer mais de perto o trabalho da instituição. “Pude conhecer tanto o trabalho quanto as inúmeras oficinas. Fiquei com essa vontade de desenvolver algum trabalho dentro do Armazém”.

Fernanda Galves, coordenadora da oficina hidráulica, conta que o trabalho entre Erlon Tessari e os artesãos durante o projeto, foi uma verdadeira parceria: “foi realizada dentro do próprio espaço de trabalho. O arquiteto esteve presente, vendo a execução do produto. É a primeira vez que produzimos algo tão específico. Essa troca acaba sendo muito importante inclusive para a valorização dos artesãos, que são os que colocam a mão na massa, literalmente”.

A coordenadora, ainda, destaca os principais impactos que a parceria produz: “Além de ajudar na questão da visibilidade, representa o quanto nosso produto, artesanal e sustentável, está hoje sendo valorizado tanto pelo mercado, quanto pelos técnicos da arquitetura. Colocar o nosso produto hoje neste patamar, aliado ao nome do artista que desenhou a peça, engrandece ainda mais nosso produto final e reflete toda evolução da reabilitação psicossocial exercida e praticada no dia a dia, auxiliando diretamente na renda dos ladrilheiros”.

piso hidraulico
artesao de ladrilho hidraulico

A união entre a instituição e o arquiteto traz impactos positivos para ambos. De acordo com Tessari, o novo projeto representa um diferencial para o seu trabalho: “Pensar maneiras realmente sustentáveis de somar e fazer minha parte, potencializar esse trabalho social do Cândido, que tem uma história que é tão importante para a cidade, não é só desenvolver um desenho, e sim entender todo o trabalho do Armazém das Oficinas, conhecer cada potencial e saber como podemos aumentar e melhorar isso. Eu vejo bons frutos para esse trabalho, este está sendo o primeiro desenho de vários que podemos desenvolver em parceria; acredito muito nessa parceria e fico muito feliz em colocar o meu conhecimento para aumentar essa produção e gerar mais renda para a instituição”, encerra.
Para conferir a nova linha de ladrilhos hidráulicos da oficina, basta acessar o site oficial da loja do Armazém das Oficinas.

Materia redigida por Mariana de Castro, voluntária e estudante de Jornalismo da Puc Campinas

artesaos armazem das oficinas
pisos hidraulicos
artesao ladrilho hidraulico
ladrilhos hidraulicos em campinas
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.