TEM ARTE NO CÂNDIDO FERREIRA

Prédio Histórico do Cândido Ferreira recebe Ocupação Artística

EVENTO ARTÍSTICO OCORRE NO PRÉDIO DO CÂNDIDO FERREIRA
Texto originalmente redigido pelo departamento de imprensa do Cândido Ferreira

Do dia 04 ao dia 17 de maio, o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira receberá uma Ocupação Artística, que contará com a participação de 70 artistas de Campinas e região, na sede do Prédio Histórico inaugurado em 1924, localizado na Rua Helena Fabrini, s/n, Sousas-Campinas/SP.A abertura da Ocupação acontece no dia 04 de maio (sábado), das 11h às 18h, e contará com falas de boas vindas, apresentação da Roda de Música do Centro de Convivência Casa dos Sonhos e performances artísticas. Nos finais de semana dos dias 05, 11 e 12, vão ocorrer também performances artísticas durante o período. Essa programação será lançada em breve nas redes oficiais da Instituição.Já, no dia 16 de maio (quinta-feira), às 15h, haverá uma roda de conversa com os artistas da ocupação, e nesse dia contaremos também, com a apresentação do grupo de Música Viva com o músico João Hilton.A Ocupação, denominada “Equinócio: ó – aqui – o – nosso”, é um evento, que fará parte das ações do mês da Luta Antimanicomial, realizado pelo Museu Vivo Cândido Ferreira em parceria com Cecília Stelini, Artista visual e performer, coordenadora do AT/AL/609- lugar de investigações artísticas, espaço de arte localizado em Campinas.
A curadora da Ocupação conta um pouco de como se deu a idealização do evento.
“Os artistas convidados, após visitarem o local, selecionaram um espaço ou elemento a partir do qual construirão suas obras levando-se em conta também o conceito, a história e a memória do lugar, ou seja, todos os trabalhos deverão ser em “site specific”. Para esta ocasião escolhemos as dependências do antigo Hospital Cândido Ferreira, Instituição que até 2016, funcionou como local de tratamento e internação de portadores de doenças mentais, e que nesse mesmo ano foi descredenciado como hospital Psiquiátrico, abrindo-se para uma nova forma de cuidar e explorando mais os espaços para eventos culturais.”, afirma curadora.Os artistas da Ocupação pertencem às cidades de Campinas, Hortolândia, Rio Claro, Limeira, Santa Gertrudes, Limeira, Valinhos, Piracicaba, Itú, e ainda da cidade de Curitiba, e dois artistas convidados residentes no Canadá.Serão apresentados trabalhos em diversas linguagens, tais como: instalação, fotografia, vídeo, intervenção, pintura, desenho, escultura, performance.A Ocupação, também contará com a participação de Grupos musicais e alguns usuários e trabalhadores do Museu vivo Cândido Ferreira.
Os trabalhos dos artistas estarão disponíveis para visitação, ao público interessado, do dia 04 ao dia 17 de maio, das 11h às 18h. Para agendamentos de grupos e visitas monitoradas é necessário o agendamento através do e-mail [email protected] . Aos sábados e domingos, contaremos com as delícias da oficina de eventos do Armazém das Oficinas, no Café Bistrô do Prédio histórico onde estará acontecendo a Ocupação Artística.Sobre o Museu Vivo Cândido FerreiraO Museu Vivo Cândido Ferreira, preserva, comunica e aperfeiçoa o modo de vida que aqui temos cultivado nossas memórias e patrimônios materiais e imateriais em permanente construção.

Sobre o AT|AL|609
Espaço que a partir do ano de 1989 abrigou o Ateliê e Oficina de Cecilia Stelini oferecendo cursos: Técnicas em Cerâmica e Vidro e Desenvolvimento de Processos Criativos, hoje nomeado AT|AL|609 – lugar de investigações artísticas, dedica-se à difusão da arte contemporânea por meio de projetos, dentre eles exposições, orientação/acompanhamento de propostas artísticas, cursos, workshops e programa de residência como atividades que buscam auxiliar o desenvolvimento de processos criativos e promover a reflexão e participação da comunidade através de práticas artísticas. Espaço de organização independente, sem fins lucrativos, assume esta nova configuração desde sua reinauguração em outubro de 2010. Desde lá até 2011 teve suas atividades organizadas por Cecilia Stelini. Mais informações acesse: http://www.at-al-609.art.br/?page_id=8

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *