ARTESÃO TRADUZ SUA PAIXÃO EM PEÇA DE VITRAL E PRODUTO ORIGINA NOVA LINHA BASEADA EM TIMES de futebol

Novidades já estão em produção e devem chegar à loja em Julho.

Dizer que todo corintiano é fanático por seu time é redundante. Muito já se falou sobre as loucuras feitas por seus torcedores para eternizarem essa paixão, buscando tornar concreto o sentimento que nutrem por seu time do coração. Se por um lado a paixão é motivo de alegria, por outro nem sempre a relação entre futebol e trabalho é bem assimilada nos ambientes profissionais e não raro essa mistura resulta em confusão.
Mas felizmente esse não foi o caso da verdadeira obra de arte (ao menos na visão dos corintianos) criada pelo artesão Rubens Polpeta que há tempos trabalha na oficina de Vitral Plano do Armazém das Oficinas. Rubens concretizou essa paixão ao produzir um escudo em vitral, de forma totalmente artesanal.

ESCUDO CORINTHIANS EM VITRAL
Escudo do Corinthians é retatado em homenagem de Vitral

Incentivo foi determinante

Rubens está no Armazém das Oficinas há 13 anos, com passagens pelas oficinas de Vitral Artesanal, Vitral Religioso e atualmente trabalha na Oficina de Vitral Plano. Antes do trabalho na oficina, o artesão não tinha ideia do que era uma composição em vitral, nem conhecimento técnico sobre esse tipo de produção artesanal. Por indicação de seu psiquiatra, conheceu o Cândido Ferreira, as Oficinas de Trabalho e Geração de Renda e com dedicação foi aperfeiçoando sua técnica a ponto de ter total autonomia nas composições. “Tudo começou quando mostrei uma foto impressa do Escudo do Corinthians e fui muito incentivado pelo meu monitor, o Júnior, que me provocou dizendo que bastava eu desenhar da forma que eu estava querendo apresentar a peça e começar a produção. Ele enfatizou que eu era capaz, pois já havia feito muitas peças, até com maior nível de dificuldade e havia dado conta.”
ESCUDO CORINTHIANS
Rubens Polpeta é artesão no Armazém das Oficinas

Primeira peça foi para decoração própria

Escudo instalado: reuniões cada vez mais apaixonadas
Como teste, o artesão Polpeta produziu a primeira peça para decorar sua própria casa e começou a se dedicar na confecção daquele que seria o protótipo para demonstrar a viabilidade da produção e testar a aceitação dos escudos esportivos. Tão logo a peça ficou pronta, Polpeta orgulhosamente exibiu a amigos e familiares que ficaram admirados com a riqueza de detalhes do trabalho. A primeira encomenda surgiu por um pedido de seu sobrinho, que nem pensou em negociar preço e já instalou a peça junto à churrasqueira de sua casa. Nesse momento, a linha de times de futebol provou-se comercialmente viável e a produção foi aprovada.

Uma linha de produtos a partir de uma ideia simples: exercício de cidadania

Escudo do Palmeiras em vitral
Rubens produzindo escudo do Palmeiras: profissionalismo em primeiro lugar
No início, a linha esportiva não era uma aposta  da oficina, como explica Elizabete Santana, coordenadora da oficina de Vitrais: “Já havíamos conversado anteriormente sobre esses produtos na oficina, mas achávamos que não teria saída, ou apelo comercial, porque acreditávamos que era uma questão particular, de gosto pessoal de cada um. Quando o Rubens começou a desenvolver a primeira peça, chamou muito a atenção dos visitantes e dos próprios artesãos. Todos diziam que queriam uma peça de seu time do coração, sinalizador que poderia ser uma opção viável. Já no primeiro mês que ele estava produzindo sua primeira peça, conseguimos vender três unidades, de times diferentes. Mas havia uma preocupação em saber se os artesãos produziriam peças de outros times e o próprio Rubens foi o exemplo, ao produzir um escudo do Paysandu.” Esse é um belo exemplo de autonomia proporcionado pelo Armazém das Oficinas que promove o protagonismo de seus artesãos, contribuindo ativamente para que eles exerçam cidadania, por meio de seu trabalho e contribuindo com ideias de novos produtos.

E se o cliente for Palmeirense?

Após a aprovação da linha, a grande questão era saber se um corintiano acharia razoável produzir as mesmas peças para o principal rival, o Palmeiras. Com naturalidade, Rubens responde: “Temos que ser profissionais e isso quer dizer que se chegar um pedido para se produzir um conjunto para o Palmeiras, farei com a mesma disposição e boa vontade.”
Escudo do Palmeiras em Vitral

Aceitamos encomendas

A Oficina de Vitrais do Armazém das Oficinas já está incluindo em sua linha de produtos, peças de diversos times de futebol, principalmente pela proximidade do Dia dos Pais. Em breve, toda a linha de times poderá ser conferida na loja física e também no site. Caso o cliente queira uma peça específica de seu time do coração poderá encomendar e ter sua paixão eternizada em forma de belas peças de decoração.

Serviço

Oficina de Vitrais do Armazém das Oficinas – Encomenda de peças ou visitação

Endereço: Rua Helena Fabrini, s/n, Sousas – Campinas – SP
Situado dentro da sede do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira
Fone: (19) 3251-9677 / (19) 3758-2336 / (19) 3758-8633

Horário de atendimento: de segunda a sábado das 8h às 16h.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *