Home » Armazém das Oficinas se torna primeira ONG de Campinas parceira da Americanas Social
Armazém das Oficinas se torna primeira ONG de Campinas parceira da Americanas Social
Projeto da Americanas S.A. tem como objetivo aumentar a visibilidade de produtos e serviços de
ONGs e instituições
Para ampliar o alcance dos trabalhos produzidos por seus artesãos, o Armazém das Oficinas se torna a primeira ONG da cidade de Campinas (SP) a fazer parte do catálogo da Americanas Social, plataforma de marketplace social pioneira da Americanas S.A. que reúne produtos de instituições sociais no site e app da marca. Todo o lucro da iniciativa é revertido para as causas parceiras.
O Armazém das Oficinas é a marca comercial de uma ONG que há vinte e oito anos promove inclusão social e geração de renda a 300 pessoas que têm algum tipo de sofrimento psíquico ou dependência química e têm dificuldades de encontrar vagas no mercado formal de trabalho. A ONG conta com 12 oficinas de trabalho, sendo 9 artesanais, que produzem artigos de decoração, presentes e papelaria. Uma característica a ser ressaltada dentro da linha de produtos da ONG é a sustentabilidade, com o uso de matéria-prima reaproveitada e de origem sustentável. Um bom exemplo dessa linha é a bandeja giratória de madeira, com acabamento em madeira que antes era descartada e atualmente é utilizada como uma identidade do produto. Ao todo, mais de 700 produtos compõem o portfólio do Armazém das Oficinas na loja física situada no distrito de Sousas, e cerca 50 estarão disponíveis na Americanas Social.
Ampliando esta visibilidade de causas e trabalhos de ONGs parceiras, como a Armazém das Oficinas, a Americanas Social dá protagonismo a micro e pequenos empreendedores sociais, promovendo a geração de renda, a inclusão e redução das desigualdades. Cada uma das ONGs e instituições participantes tem sua própria página dentro do marketplace.
“Acreditamos que a inclusão na Americanas Social é uma vitrine muito potente para os nossos produtos. Nossa expectativa é grande com relação ao aumento das vendas dos produtos artesanais do Armazém. O impacto positivo será na renda dos oficineiros que são os atores principais, beneficiários do projeto”, conta Cleusa Cayres, gestora do Armazém das Oficinas. Segundo Cleusa, o principal direcionamento desta parceria para o Armazém é a divulgação do trabalho dos artesãos. “Ampliar a visibilidade do projeto e produtos, aumentar vendas, direta e indiretamente. Os artesãos estão na expectativa da aceitação dos produtos e vendas, trabalhando com muito capricho”, acrescenta.
A consolidação da marca no modelo e-commerce é um ponto a ser destacado nessa parceria. A associação com a Americanas Social possibilitará uma visibilidade mais ampla para os produtos do Armazém das Oficinas. Para Carlos Barbosa, gestor de marketing da instituição, o marketplace permitirá que os produtos ganhem abrangência comercial nacional. “A participação em feiras era fundamental para ganharmos novos mercados, por meio de parcerias com lojistas que sempre atuaram no comércio com lojas físicas. Com a pandemia, a realização de feiras foi interrompida e todo o modelo comercial foi obrigado a migrar para o digital. Nós temos loja própria no formato digital, mas parceria com a Americanas Social acontece em boa hora para ampliarmos nossa distribuição, comercializando para todo o Brasil”, conclui Carlos.
|
Para mais informações entre em contato através do email: [email protected] ou pelo telefone (19) 3251-9677.
Materia redigida por Mariana de Castro – Voluntária e estudante de jornalismo da PUC Campinas