Associação Cornélia Vlieg é certificada pela Phomenta pela terceira vez consecutiva

Certificação se deve à transparência e às boas práticas sociais dos projetos conduzidos

ong certificada em campinas

Com 89% de aprovação, em outubro de 2020, a Associação Cornélia Vlieg, de Campinas, recebeu, pela terceira vez, a certificação de transparência e boas práticas sociais da Fundação Phomenta, a única instituição brasileira que faz parte do ICFO (Comitê Internacional de Monitoramento de ONG’s). A autenticação é dada através de avaliações dos serviços sociais da Associação por meio de análise documental de dados financeiros, jurídicos, de gestão e comunicação.

A certificação da Phomenta retrata a confiabilidade das ONG’s avaliadas, buscando aumentar o diálogo com outras organizações do terceiro setor e com outros investidores e possíveis parceiros. As ONG ‘s analisadas têm como proposta pilares como: a erradicação da pobreza, saúde, bem-estar, educação de qualidade, a decência do trabalho, o crescimento econômico e a redução das desigualdades.

“A certificação pela terceira vez consecutiva reflete a seriedade do trabalho desenvolvido pela Associação Cornélia em todos os seus serviços. Sabemos que os critérios utilizados pela Phomenta são os mesmos utilizados pela conceituada certificadora internacional e isso confere credibilidade para a forma de administrar e conduzir as ações da Associação Cornélia”

afirma Carlos Barbosa, diretor da Associação Cornélia Vlieg. Na análise, que é válida até 2023, a Associação se destacou nos âmbitos de planejamento de captação de recursos, alinhamento à finalidade do estatuto e transparência

A Associação Cornélia Vlieg tem como objetivo integrar pessoas com transtornos mentais e ex-dependentes químicos em situação de vulnerabilidade à sociedade e ao mercado de trabalho através de projetos sociais, sendo eles: Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT), Oficinas de Trabalho para pessoas adultas em situação de rua, Serviço de abordagem social de rua – SOS RUA – e o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Intergeracional.

sos rua

No Núcleo de Oficinas de Trabalho, portadores de transtornos mentais que têm dificuldades de encontrar espaço no mercado formal de trabalho são atendidos e incluídos socialmente por meio de atividades em oficinas artesanais, como uma alternativa para a geração de renda; já nas Oficinas de Trabalho para as pessoas adultas em situação de rua, 30 pessoas são acolhidas e distribuídas entre as oficinas de trabalho como forma de acolhimento, inclusão e geração de renda própria.

No SOS Rua, serviço de abordagem a pessoas em situação de rua, é promovida a busca pelo retorno familiar e comunitário além do acesso a serviços de benefícios socioassistenciais, dentre outras políticas públicas. Por fim, nos Centros de Convivência, são oferecidos espaços de acolhimento voltados ao fortalecimento de conexões entre os usuários do serviço, suas famílias e a comunidade como um todo.

A conquista da recertificação pela Phomenta comprova o sucesso do esforço e da continuidade da Associação Cornélia Maria Elizabeth Vlieg Hylckama no trabalho comprometido com o ser humano em sua totalidade resgatando a auto estima, a dignidade e atuando de forma objetiva na reconquista da cidadania.

 

Materia redigida por Mariana de Castro – Voluntária e estudante de jornalismo da PUC Campinas

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *