COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE, ARMAZÉM DAS OFICINAS LANÇA A TEMPORADA PROMOCIONAL DA MARCENARIA

Madeira reciclada é a principal matéria-prima dos produtos em promoção.

Texto por Beth Chaves e Carlos Barbosa

Todos sabemos que a marcenaria está presente de forma ampla em nossas vidas. Mas, é possível termos móveis e peças em madeira, mas sem causar prejuízos ao meio ambiente? Sim, é possível. Isso se chama marcenaria sustentável.
A marcenaria sustentável preocupa-se com o impacto que o uso da madeira causa no meio ambiente, os prejuízos causados por uma exploração irregular, exagerada.
Com consciência ambiental não só o impacto à natureza é reduzido significativamente como é possível criar peças atraentes com resíduos, ou seja, restos de madeira que antes não tinham utilidade, mas que podem ser transformados em lindos objetos de decoração, por exemplo.
A marcenaria sustentável, ou a produção sustentável é o grande diferencial da Oficina de Marcenaria do Armazém das Oficinas. Além de ser utilizada uma matéria-prima rica que é normalmente descartada, essa atividade gera uma rede de sustentabilidade e renda para os artesãos que executam as peças.
Bandeja giratoria em madeira reciclada
Bandeja giratória produzida com madeira reciclada

Ressignificação de matéria-prima cria identidade

Porta-copos é exemplo de produto sustentável
Esta proposta partiu dos próprios artesãos da oficina, numa construção coletiva, para aproveitar resíduos de madeira e criar peças diferenciadas. Esses resíduos são descartados pelas marcenarias em geral e na Oficina de Marcenaria se tornam a essência de uma solução criativa para acabamentos de produtos com marchetaria de retalhos de madeira, cipó ou bambu. Lairto Tosta Jr, coordenador da Oficina de Marcenaria, ressalta essa rica atividade sustentável.
“A oficina de marcenaria usa todos os detalhes da madeira bruta que sobra, para fazer outras peças. A gente aplica por exemplo, nas bandejas, petisqueiras, porta-copos, ou seja, em linhas de produtos para cozinha e escritório. Os retalhos são recortados e eles viram novos produtos. Essa atividade gerou muito ganho para a oficina, pois a gente reaproveita quase toda a matéria, sem jogar fora e nem alugar caçamba. E ela deixa um visual bem bacana nas peças, com um design bem interessante. Além disso, tem um impacto na vida dos artesãos, pois mesmo quem não tinha habilidade ou autonomia para trabalhar, agora pode fazer esse tipo de atividade. E isso gera renda para eles. ”

Linha de produtos cresce e há novidades exclusivas para a Temporada

A Oficina de Marcenaria tem uma vasta linha produtos com acabamentos feitos com resíduos de madeira, como banquinhos, de uso interno e externo, lixeiras diferenciadas valorizando os ambientes corporativos, bandejas giratórias de cipó e bambu, tábua de queijos em madeira e marchetaria, entre muitas outras peças exclusivas. O grande lançamento da coleção 2019 são os espelhos verticais que têm medida ideal ( 55cm de comp., 119 cm de altura e 2,6 cm de espessura) para visualizar o corpo inteiro, com a borda toda trabalhada nos acabamentos tanto em madeira reciclada, quanto em cipó.

Sustentabilidade, Geração de Renda e
Inclusão Social

A Oficina de Marcenaria está completando vinte e um ano de atividade e abriga 20 artesãos. Nossa mão de obra é composta por pessoas portadoras de transtornos mentais ou dependência química que não conseguem vagas no mercado formal de trabalho. Ao chegarem na oficina, são treinados, aprendem um ofício e conseguem, por meio da atividade artesanal gerar renda e consequentemente exercer cidadania a partir do momento em que são incluídos socialmente.

Temporada Promocional vai até 20 de Julho

A Temporada da Madeira e Sustentabilidade acontece até 20 de julho, tanto na loja física, quanto em nosso site e está oferecendo até 40% de desconto nas peças selecionadas. Venha conferir a linha de móveis, peças de decoração e brindes corporativos, que também podem levar a marca da sua empresa.

SERVIÇO
TEMPORADA DA MADEIRA E SUSTENTABILIDADE
De 01 A 20 de julho de 2019 no Armazém das Oficinas
R. Helena Fabrini, s/n – Sousas, Campinas /SP
F: (19) 3251-9677  
Whatsapp: (19) 9.9825-5917
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *